quarta-feira, fevereiro 15, 2012

2# - O Primeiro Passo Humano

Tendo dito, provavelmente, tudo que havia de ser dito sobre nosso lado animal, sobra agora as inúmeras complicações do lado consciente. Da parte que nos distingue de qualquer ser vivo conhecido neste planeta.

O primeiro passo psicológico de um humano é ter um motivo de vida. Obviamente, hoje em dia, começamos com um simples objetivo: Ser alguém. Mas o conceito de ser alguém não é criado ao mesmo tempo, então seguimos nossas vidas até que algo nos faça pensar em "quem" nós queremos ser. Humanos hoje, podem ser considerados pedaços de panos costurados a outros pedaços de panos. Hoje o humano não passa de meras copias do que vemos na TV, nos filmes e a nossa volta. Sotaques, manias, dialetos, gírias e tudo o que um humano normalmente fala ou faz é baseado em outros.

Códigos do que fazer, como ser respeitoso com os mais velhos, proteger os amigos e se preocupar com aqueles que ama, não passa de mera copia das coisas que os humanos acham que será bom para eles. Muitas vezes pode-se considerar uma farsa estes atos, visto que alguns humanos só são o que são por imagem.

"Serei um homem que se encaixa na sociedade." 

Os motivos são os mais distintos, mas a realidade é que todo humano tem suas preocupações que lhes fazem agir de maneira igual, diferenciando apenas algumas coisas que no final são triviais. Mas os humanos não podem ser generalizados, existem sim o que a sociedade chama de falhas ou de destaques, que diferem de forma visível para com todos os humanos, causando repulsa ou admiração.

Mas o que eu quero falar aqui é sobre o fato de que um humano, após sofrer todas estas alterações e criar para si uma personalidade única, na grande maioria das vezes mutável, seu primeiro passo é o de encontrar um motivo para ser o que é, ou simplesmente para continuar como é, ou nos casos mais drásticos; um motivo para viver.

Não importa, quando, como, por que e o que. O Humano necessita de um motivo e este que define toda sua vida. Existem motivos de amor, de profissão, de altruísmo, de luxo e até mesmo de vingança. Não importa qual, o humano tem o prazer em sonhar sobre seu futuro. Sejam seus sonhos coisas possíveis ou impossíveis, um humano vai tentar ir atrás de seus sonhos de diversas maneiras e com isso ele vai crescendo e criando estresse emocional, seguindo dois futuros distintos que geram inúmeras variáveis.

O primeiro: A vitória.
O segundo: A desilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário